segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Para quem entende espanhol uma palestra sobre vincular consciência e uso do dinheiro. Muito interessante! Boa Semana!

Representante de um banco ético cujo fundamento é a seleção de empresas éticas e solidárias onde investir , Joan Melé, Subdirector General de Triodos Bank http://www.triodos.es/, expõe a urgência de vincular Consciência e dinheiro.



segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

95 % dos cargos-chave das empresas têm as pessoas certas?

por Hugo Nisembaum

O Pão de Açúcar recentemente (Exame dezembro 2010) fez uma reformulação nos principais cargos-chave por orientação de Jim Collins. A recomendação dada após o encontro realizado por ele foi à seguinte: “Certifiquem-se que pelo menos 95 % dos cargos-chave da empresa tenham as pessoas certas”.

Esta recomendação já ficou muito clara no seu livro “Empresas feitas para Vencer” onde ele afirma que é mais importante saber “quem viaja com você no seu ônibus para ter certeza que poderá executar a estratégia traçada.”

O presidente do grupo Enéas Pestana fez uma afirmação com a qual estamos plenamente de acordo: “Percebemos que valores e personalidade são as questões mais importantes. Os macetes do cargo se aprendem mais facilmente”.

Nos trabalhamos na identificação e gestão de talentos que definimos como comportamentos, pensamentos, sentimentos freqüentes nas pessoas que podem ser aplicados produtivamente.

Neles estão contemplados os valores e traços de caráter da pessoa, que a acompanham nos diferentes desafios que poderá assumir na empresa.

Costumamos dizer que os talentos “nos perseguem”, e que possuem a condição de ser transferíveis de uma posição a outra.

Já o conhecimento, as habilidades e experiências podem ser adquiridos.

A nossa definição do Ponto Forte (Talentos+Conhecimentos+Habilidades+Experiências) aponta isso de maneira precisa: separando o que pode ser aprendido do que é capacidade natural da pessoa.

Na busca de um gerente de vendas para um mercado extremamente concorrido, é para nós muito mais relevantes verificar se o nosso candidato possui o talento da competição, que normalmente já faz parte do seu histórico (foi competitivo no esporte, na escola). O conhecimento do mercado no qual precisará trabalhar poderá ser aprendido.

Por isso afirmamos que ao selecionar alguém, selecione pelo talento, virtude, valores... não apenas pela experiência, inteligência ou determinação.