terça-feira, 21 de agosto de 2012

Organizações Virtuosas

Artigo adaptado do Positive Psychology News por Miguel Nisembaum


Aristóteles define virtude como a excelência da alma humana.

Mas será que é possível encontrar virtude na alma de um negócio ou organização?
Kim Cameron e Bradley Winn, pesquisadores da Psicologia Positiva aplicada as organizações afirmam que a virtude nas organizações se apresenta em manifestações coletivas de excelência.

A virtuosidade se relaciona com a soma de virtudes agindo de forma combinada, se manifestando através de comportamentos, processos e rotinas no ambiente organizacional.

Uma organização virtuosa mantém processos e práticas que apóiam a manifestação de comportamentos virtuosos de seus colaboradores. Estes se comportam de maneira consistente inspirando o melhor da condição humana.

Mas afinal, que resultados práticos têm uma organização que concentra a energia na manifestação das virtudes ou pontos fortes de seus colaboradores?

Existem algumas pesquisas relatadas no Oxford Hanbook for Positive Organizations que constaram que:

1-      Em empresas passando por reformulações ou dificuldades, existe uma relação estatística entre a aplicação de virtudes e aumento da produtividade, qualidade, engajamento e por conseqüência lucro. A pesquisa indica que virtuosidade ajuda as empresas a reduzirem menos seus quadros e se recuperarem apesar das dificuldades.

2-      Organizações financeiras que prezam práticas virtuosas como parte de sua cultura e estratégia tendem a ter resultados financeiros positivos.

3-      No setor de saúde, setores de hospitais que trabalharam melhor as virtudes que outros tiveram resultados melhores.

Ou seja, as pesquisas indicam que existe uma relação entre sucesso e manifestação dos pontos fortes e virtudes dos colaboradores, mas há ainda muito a descobrir.

Ficam as perguntas:

Sua organização preza a manifestação do que seus colaboradores têm de melhor? 

Se sim, consegue enxergar o impacto disso nos resultados?

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Para cada feedback ou avaliação negativa precisamos apresentar 3 aspectos positivos para apenas equilibrar o impacto de 1 negativo.



Para cada feedback ou avaliação negativa precisamos apresentar 3 aspectos positivos para apenas equilibrar o impacto de 1 negativo. 

Essa razão foi encontrada em pesquisas realizadas pelo Prof. Marcel Losada.


E indicam que uma razão onde relacionamentos, empreendimentos e carreiras prosperam é de 5 aspectos positivos para 1 negativo.

Muito interessante o trabalho deste brasileiro praticamente desconhecido por aqui.