sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O lado ruim de ser pau pra toda obra

por Miguel Nisembaum
 
 
Quem está acostumado a ver título positivos  em nosso blog talvez estranhe o título deste artigo, mas o fato é que existe um lado negativo em ser alguém com quem se possa contar em qualquer ocasião.
 
Muitas vezes ao olhar o nosso histórico de carreira e nos depararmos com tantas atividades  executadas com resultados positivos não conseguimos traçar com clareza o que nos diferencia.

Essa tendência em estar sempre de prontidão para  dar suporte em qualquer atividade  faz com que seja comum nos sentirmos com um volume muito grande de trabalho, porém com nossos Talentos  subutilizados.

Geralmente pessoas com essas características são movidas por resultados, e por conseguir alcançá-los são procuradas por outras pessoas para executaram as mais diferentes tarefas e passam a ser vistas como alguém com quem se pode contar em todas as ocasiões.

Acabamos fazendo muitos projetos mas, nos distraímos e nos distanciamos daqueles projetos que seriam os nossos pontos de mais alta contribuição , assim tanto companhia como profissional perdem.

A responsabilidade disso é compartilhada com os gerentes e empresas que muitas vezes não traçam um plano claro de desenvolvimento dos colaboradores e com o próprio profissional que não traça para si um plano.

O ponto de maior contribuição está onde Talento e Paixão se encontram com o momento e necessidade do mercado.
 
 
 
 
Existe sempre uma tensão entre uma carreira generalista e de especialista, não estamos sugerindo que a mudança seja radical de um lado ou outro. Ser capaz de executar e navegar em atividades diferentes é importante em muitos cargos, e ter uma visão global das coisas também é.

Ao invés de buscar mais atividades para fazer, devemos buscar nosso maior ponto de contribuição e, uma vez encontrado, existe um caminho a trilhar para desenvolver e manter este ponto presente. Ter claro o norte e saber onde aplicar seus pontos fortes é o que levará ao sucesso sustentável ( veja este artigo publicado sobre o tema).
Um cuidado importante é não cair no que o consultor Greg McKeown chama de paradoxo da clareza.
Fase 1 – Quando realmente temos clareza de propósito somos bem sucedidos.
 
Fase 2 – Quando somos bem sucedidos temos mais opções e oportunidades
Fase 3 – Quando temos mais opções e oportunidades  nossos esforços tendem a ser dispersos.
Fase 4 – Dispersão de esforços e energias acabam  embaçando a clareza inicial que nos levou ao sucesso.

Algumas dicas para manter essa clareza de próposito em direção ao seu maior ponto de contribuição:

1-Seja criterioso nas suas escolhas.
2- Pergunte-se o que é essencial e mantenha só os aspectos e atividades que garantem a construção e manutenção disto.
3- Cuidado com o efeito “apego” na hora de deixar de lado  aquilo de que não precisa ( atividades, conhecimentos, usos e costumes)

Pode parecer uma abordagem um pouco individualista mas não é, as pessoas que geram impacto positivo em suas empresas e comunidades certamente tem muito claro qual o seu propósito e qual o seu ponto de maior contribuição.