quarta-feira, 3 de abril de 2013

O Maior Ser vivo da Terra

por Belen Varela - Espanha

Se alguém lhe perguntar qual o maior ser vivo do mundo, o que você responderia? Alguma árvore como a sequoia ou talvez uma baleia azul?
A resposta não seria totalmente equivocada, mas existe um ser ainda maior. É conhecido como Armillaria Ostoyae e passa desapercebido porque como é comum acontecer, é muito maior do que parece ser.

A primeira vista é um pequeno fungo de cor ocre que brota durante o outono nos bosques ocidentais da América do Norte, sem muito mais pretensão que ser devorado apesar de seu pouco sabor. Mas recentemente cientistas descobriram que as suas raízes se estendem abaixo das cascas das árvores e no espaço entre as árvores alcançando centenas de hectares.

Não posso evitar pensar em quantas Armillaria conheço nas empresas e sobretudo quantas passam desapercebidas. Se ocultam discretamente sem deixar-se ver pelos demais, por que não conhecem sua verdadeira identidade ou porque temem se expor, ou porque acreditam que ser um simples organismo é uma besteira.

São pessoas de diferentes procedências raças, cores e tamanhos que podem brotar em qualquer época do ano e em qualquer lugar do mundo , sempre que as condições básicas pra que elas floresçam existam, é preciso conscientizar-se e decidir manifestar-se.

Por fora podem ser diferentes mas compartilham da mesma inquietação, a de promover o que a filosofia  Aristotélica chama de “o bem para o homem” ou seja o bem-estar.

Esta inquietação é uma enorme raiz profunda na essência da nossa condição humana,
transformando-se no maior organismo social vivo da Terra.

Este organismo precisa de chefes, educadores, pais e líderes que ajudem as pessoas a desenvolver seus pontos fortes.
Necessitam desafios complexos e dificuldades a serem superadas. Com um processo de liderança positiva, podem aflorar  a criatividade, a inovação , a superação, assumir maiores desafios e certamente a resiliência.

A Armillaria mais velha encontrada até hoje vive nas Blue Mountains, a leste de Oregon com 2.400 anos, assim como os discursos sobre bem-estar de Aristóteles. Curiosa coincidência!

Se você já descobriu tua verdadeira raiz, ou tem disposição para  descobrir faço um convite para que nos vejamos em breve em Maio, em São Paulo na 1ª Conferência Ibero-Americana de Liderança!

Um abraço ,

Belén Varela

Sobre a autora - "A curiosidade direciona-me constantemente para estudar e explorar o campo do comportamento humano nas organizações, assim passei a fazer parte de IPPA (Associação Internacional de Psicologia Positiva) e da SEPP (Sociedade Espanhola de Psicologia Positiva). Em AEDIPE (Associação Espanhola de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento) estou na presidencia de Galicia, um grupo que aposta fortemente na criação de modelos que integrem o bem-estar e os resultados de negócios."