quinta-feira, 24 de março de 2011

Qual a relação entre Talentos e Desempenho?

por Hugo Nisembaum

Sim, talentos em plural já que temos vários.

Fugimos da afirmação simplista de que uma pessoa é ou não um “talento”.

Os talentos para nós são comportamentos, sentimentos e pensamentos freqüentes que podemos aplicar produtivamente.

Freqüentes por que temos desejo, satisfação e facilidade para usá-los.

Estas escolhas e características são parte dos elementos que nos diferenciam um dos outros.

É por isto também que chamamos os talentos de capacidades naturais.

Existem pessoas que possuem uma capacidade natural de abrir portas, de ampliar o circulo de conhecidos.

Existem outros que sustentam relacionamentos a longo prazo em busca de resultados comuns.

Estes talentos podem ser aprimorados? Sim, porem quem tem uma facilidade natural acaba tendo vantagem sobre quem não tem a mesma capacidade.

É por esta razão que consideramos fundamental identificar os talentos de cada um, de forma a aproveitar o potencial e o melhor de cada um e ao mesmo tempo respeitar a sua individualidade.

Talentos podem contribuir para um desempenho diferenciado, porem precisamos que outros três elementos se juntem para realmente aspirar a um Alto Desempenho. Conhecimentos, Habilidades e Experiências são os que completam a equação do que chamamos Pontos Fortes.

Se pegarmos aquele mesmo indivíduo do exemplo acima, a capacidade natural de abrir portas deve estar aliada ao conhecimento de mercado, de como e com quem as pessoas de sua rede de contatos se relacionam, habilidade de direcionar uma conversação, e uma série de experiências que vão ajudá-lo a amadurecer a sua percepção de que abordagem utilizar em cada caso .

Portanto para construir um Plano de Desenvolvimento Individual consistente:

·         Precisamos identificar quais talentos são os que poderão representar um diferencial na 
posição que a pessoa ocupa ou poderá vir a ocupar.

·         Que talentos ela possui e qual a melhor combinação dos mesmos para o desempenho que se propõe
.
·         Que condições têm de aplicá-los, e se não os aplica, o porquê não o faz.

·         Que conhecimentos possui ou precisa adquirir.

·         Que habilidades possui ou precisa adquirir.

·         Quais são as experiências relevantes.

Esta analise nos permitira estabelecer um bom plano de capacitação e de ações que a pessoa pode realizar para aprimorar o seu desempenho potencializando o que tem de melhor e buscando diferenciação. 

Finalmente, podemos afirmar que esta abordagem é pragmática e humana.

Pragmática por que busca aproveitar as capacidades naturais das pessoas e humana por que respeita a individualidade de cada um. 

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