segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Business Case – Gestão de Pessoas nas Organizações com base nos Pontos Fortes.

por Hugo Nisembaum

O maior ativo das organizações são os Pontos Fortes dos seus colaboradores. Principalmente se estes são manifestados nas Posições Certas.

Porem estes ativos muitas vezes não são bem compreendidos, nem  gerenciados.

Entendemos como Pontos Fortes, o conjunto de talentos, conhecimentos, habilidades e experiências que propiciam o ótimo funcionamento e desempenho diferenciado.

Dentro desta equação é importante conceituar o termo Talento.

Talentos são capacidades naturais, um conjunto de sentimentos, pensamentos e comportamentos freqüentes que podem ser aplicados produtivamente.

São manifestações autenticas e por tanto energizam aqueles que os aplicam.

Todos temos pontos fortes. Importante é saber quais são e como podemos capitalizá-los.

A perspectiva dos Pontos Fortes aponta um caminho natural e bem traçado para aprimorar a contribuição e o engajamento dos colaboradores. Faz com que a complexa e muitas vezes negligenciada tarefa de gestão de pessoas se torne significativamente mais fácil e atraente.

Esta abordagem é principalmente fundamentada por dois grandes centros de estudos: a Penn State University e a Michigan Business School, esta ultima com estudos centrados na aplicação da Psicologia Positiva e dos Pontos Fortes voltados para gestão de negócios e de pessoas.

Hoje existe uma pratica testada e aprovada destas abordagens, fazendo com que mais e mais empresas revejam as suas praticas e adotem os Pontos Fortes como principal estratégia na Gestão de Pessoas.

Esta abordagem gerou reformulações nos diversos processos de gestão de pessoas, modificando a forma em que recrutamos e selecionamos, a forma em que descrevemos os trabalhos, em que alocamos as pessoas de acordo ao seus pontos fortes, em que fazemos coach, e em que desenvolvemos e estabelecemos planos de sucessão.

A abordagem dos pontos fortes não implica em ignorar os pontos fracos. Podemos lidar com eles usando os pontos fortes.

Entre os resultados observados nas organizações que usam essa abordagem podemos mencionar:

·         Pessoas mais engajadas.

·         As pessoas podem ser elas mesmas uma vez que os seus pontos fortes são respeitados, tendo tanto impacto positivo tanto no desempenho como na saúde psicológica e fisiológica das pessoas.


Uma oportunidade para vantagem competitiva.

As pessoas sabem que existe um gap entre a retórica e a prática de Gestão de Pessoas. 

Existe por tanto uma grande oportunidade de obter vantagens competitivas nas empresas que realmente tratam os Pontos Fortes dos seus colaboradores como um ativo importante e que ao promover a manifestação dos mesmos garantem a melhor contribuição.

Porem, poucas ainda compreendem que a melhor maneira de maximizar esta contribuição é identificando, aproveitando e desenvolvendo os Pontos Fortes dos seus colaboradores.

As pesquisas mostram que construindo os Pontos Fortes as organizações irão:

  • 1- Descobrir talentos não utilizados na organização: na medida em que os Pontos Fortes dos colaboradores não são aproveitados, existem talentos e energia não usados na empresa. Muito tempo e recursos são gastos tentando melhorar a performance, porem pouco é dirigido a obter o melhor das pessoas.
  • 2- Entender as necessidades das pessoas para atrair e reter: As pessoas gostam de usar seus Pontos Fortes: usando-os são mais confiantes e se re-energizam.Uma empresa com base nos seus Pontos Fortes acaba por ser mais atrativa no mercado de trabalho, especialmente para a Geração Y. Sem a oportunidade de aplicar as suas capacidades as pessoas vão embora.
  • 3- Melhorar a performance individual: A performance individual melhora significativamente quando focamos nos Pontos Fortes, e são corroídos quando focamos principalmente na correção dos pontos fracos. Se os pontos fracos estão concentrados na falta de conhecimento, habilidade ou experiência, o aprendizado ajuda a resolver. Porem se a falta é talento, torna-se muito mais difícil, já que estamos lidando com capacidades naturais da pessoa.
  • 4- Construir o engajamento dos colaboradores: o uso dos Pontos Fortes é um dos principais impulsionadores do engajamento dos colaboradores, que por sua vez esta ligado a melhoria na retenção, qualidade, satisfação do cliente, vendas, lucratividade e crescimento do negocio.
  • 5- Desenvolver a flexibilidade: selecionados e alocados na base dos Pontos Fortes – menos na base do “que fizeram”, e mais na base do que “poderão fazer” numa variedade de papeis futuros- os colaboradores tem mais vontade e são capazes de aceitar mudanças de papeis e de organizações.
  • 6- Melhorar o trabalho em equipe: o foco nos Pontos Fortes da equipe permite a alocação eficaz de tarefas e, com maior flexibilidade de papeis, encoraja a cooperação. As emoções positivas geradas pelo uso dos Pontos Fortes promovem a integração social.
  • 7- Aumentar a diversidade e inclusão positiva: A compreensão dos Pontos Fortes encoraja as pessoas a valorizar as diferenças. A pessoa que me parece tão distante tem um papel vital a exercer e pode me poupar das tarefas que menos prefiro. As equipes que são montadas com pessoas diferentes tendem a ser mais criativas e com melhor performance.
  • 8- Aumentar a abertura a mudança e a capacidade de lidar com mudanças: O uso dos Pontos Fortes gera emoções positivas que facilitam a performance ampliando a perspectiva mental das pessoas, encorajando-as a descobrir novas formas de pensar e agir, construindo resiliencia e a capacidade de lidar com os efeitos dos eventos negativos.
  • 9- Lidar melhor com a inadequação: A perspectiva dos Pontos Fortes nos permite entender a inadequação a um trabalho como uma má combinação entre os Pontos Fortes da pessoa e a Posição Inadequada que ocupa, ao invés de ausência de talentos. Um colaborador inadequado na posição com um melhor conhecimento de si mesmo e do que faz melhor tem mais probabilidade de encontrar um trabalho que se ajuste a ele/ela no futuro.
  • 10- Contribuir para o bem-estar e realização plena dos colaboradores: Alem de ser mais provável que atinjam as metas, as pessoas que usam seus Pontos Fortes experimentam níveis mais altos de energia, bem-estar e autenticidade (sentir que estou sendo quem eu sou, ao invés de viver uma vida que não é minha). Esta combinação de benefícios organizacionais e individuais oferece a possibilidade de ganho duplo e com ele a oportunidade de criar um local de trabalho de alta performance no qual os colaboradores engajados e satisfeitos darão consistentemente o melhor deles.  

Sendo  assim a abordagem dos Pontos Fortes revelou-se pragmática , pois se concentra em aspectos  positivos que podem ser aplicado produtivamente , e humanista, por respeitar e fomentar o melhor que existe em cada um.

        Empresas que estão usando a abordagem dos Pontos Fortes.

Fora do Brasil podemos mencionar empresas de diferentes áreas de atuação tais como Unilever, HSBC, Ernst &Young, Cisco, Yahoo, Boehringer Ingelheim,GlaxoSmithKline.

No Brasil, mencionamos algumas com as quais trabalhamos:

-Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Senai, Sesi, IEL)

-Lojas Salfer (case premiado no Congresso Latino Americano de RH ESARH 2010 e apresentado na Sala de Inovação no Congresso da ABRH 2010)

-Logos Engenharia ( empresa líder em Gestão de Projetos como clientes como a Vale, Votorantim)

-Neoenergia – ( COELBA – Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia  e CELPE - Companhia Energética de Pernambuco  )

- Instituto Dante Pazzanese


Um comentário:

Sheila Cardoso de Sousa disse...

Artigo muito interessante...Obrigada pela informação.