“Se não mudamos, não crescemos.Se não crescemos não estamos vivendo realmente.” Gail Sheehy – Escritora e Jornalista Americana
Uma organização pode optar por lidar com mudança ou propor mudança, e essa escolha é um reflexo direto da postura de sua liderança.
O modelo predominante nas organizações ainda é o modelo do déficit, nos quais os problemas são identificados e corrigidos.
A ênfase tem sido em quão negativo ou neutro um determinado fenômeno pode afetar a um conjunto de resultados desejados. Isso no mínimo garante conformidade e como bem sabemos não é o mesmo que excelência.
Organizações com desempenho extraordinário precisam ir além do “normal” ou do “conforme”.
Fundamental para garantir essa performance diferenciada é criar um ambiente onde as pessoas possam superar positivamente as expectativas.
Uma organização pode optar por lidar com mudança ou propor mudança, e essa escolha é um reflexo direto da postura de sua liderança.
O modelo predominante nas organizações ainda é o modelo do déficit, nos quais os problemas são identificados e corrigidos.
A ênfase tem sido em quão negativo ou neutro um determinado fenômeno pode afetar a um conjunto de resultados desejados. Isso no mínimo garante conformidade e como bem sabemos não é o mesmo que excelência.
Organizações com desempenho extraordinário precisam ir além do “normal” ou do “conforme”.
Fundamental para garantir essa performance diferenciada é criar um ambiente onde as pessoas possam superar positivamente as expectativas.
Em pesquisa realizada na Penn State University por Margaret Greenberg and Dana Arakawa com gerentes de equipes de TI, foi ranqueado o grau em que estes se concentravam nos aspectos positivos de sua equipe, o resultado é no mínimo interessante.
Em uma escala de 0 a 20 os gerentes que tiveram classificação elevada também tiveram performances elevadas.
O que surpreende é que a pesquisa revela o quanto estes dois dados estão correlacionados.
O que surpreende é que a pesquisa revela o quanto estes dois dados estão correlacionados.
Outros estudos empíricos recentes têm conseguido identificar as estratégias adotadas por empresas que atingiram resultados extraordinários, e chegaram a desvios positivos de performance e o que os líderes destas empresas fizeram para chegar lá.
Liderança Positiva se refere à aplicação de princípios que são amplamente estudados pela psicologia positiva.
Algumas manifestações claras da aplicação destes princípios:
O foco em desvios positivos de performance, ou performance bem sucedida que ultrapassa a norma numa direção positiva.
Uma clara tendência a reforçar os Pontos Fortes ao invés dos Pontos Fracos, otimismo ao invés de pessimismo, comunicação que apóia mais do que critica.
O foco nos talentos, no melhor da condição humana e na manifestação plena do potencial das pessoas.
Para desenvolver um processo de liderança positiva 4 aspectos são fundamentais:
Clima, Relacionamentos, Comunicação e Significados Positivos.
Em suma o importante é estabelecer um equilíbrio entre a valorização dos aspectos positivos que elevam a performance dos indivíduos e de sua equipe, e a atenção necessária aos problemas, e a manutenção dos padrões de eficácia já conquistados.
Os líderes positivos buscam oportunidades de investir em cada indivíduo que trabalha com eles. Olham as interações com suas equipes como possibilidades de aumentar o potencial de cada membro, promovendo um clima de trabalho favorável, aumento de satisfação do trabalho, maior compromisso, melhor performance.
Liderança Positiva se refere à aplicação de princípios que são amplamente estudados pela psicologia positiva.
Algumas manifestações claras da aplicação destes princípios:
O foco em desvios positivos de performance, ou performance bem sucedida que ultrapassa a norma numa direção positiva.
Uma clara tendência a reforçar os Pontos Fortes ao invés dos Pontos Fracos, otimismo ao invés de pessimismo, comunicação que apóia mais do que critica.
O foco nos talentos, no melhor da condição humana e na manifestação plena do potencial das pessoas.
Para desenvolver um processo de liderança positiva 4 aspectos são fundamentais:
Clima, Relacionamentos, Comunicação e Significados Positivos.
Em suma o importante é estabelecer um equilíbrio entre a valorização dos aspectos positivos que elevam a performance dos indivíduos e de sua equipe, e a atenção necessária aos problemas, e a manutenção dos padrões de eficácia já conquistados.
Os líderes positivos buscam oportunidades de investir em cada indivíduo que trabalha com eles. Olham as interações com suas equipes como possibilidades de aumentar o potencial de cada membro, promovendo um clima de trabalho favorável, aumento de satisfação do trabalho, maior compromisso, melhor performance.
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