Fui convidado a encerrar a conferência com o tema Talento e Liderança: superando a fronteira da conformidade.
Participaram empresas como Franklin Covey, General Electric, Johnson & Johnson e ITR- (http://www.itrmexico.com.mx/eng/), uma empresa localizada no pólo industrial de Querétaro, dedicada a serviços de engenharia, manutenção e fabricação para a indústria aeronáutica.
O trabalho que a ITR apresentou me chamou a atenção por unir de forma especial razão, lógica, emoção, espírito de equipe com aspectos característicos da cultura local e da empresa em particular.
Foi desenvolvido um programa de Liderança com o apoio da equipe de consultoria do Tecnológico de Monterrey.
O objetivo, como eles mesmo mencionam, é “Desenvolver Líderes que podem executar a estratégia”.
Este programa ganha especial importância já que usam Balanced Scorecard como sistema de gestão estratégica.
Uma das figuras que utilizaram como símbolo, é a de um toureiro sendo atacado por um touro e todo a equipe se joga em cima do touro buscando proteger o toureiro.
O seja, demonstrando claramente que o desafío não é só do líder( neste caso o toureiro), mas também da equipe.
As medições de resultados são realizadas por equipe, estimulando a complementaridade dos diversos talentos presentes na equipe.
O que diferencia este trabalho também é a real associação de esforços e objetivos entre a consultoria do Tecnológico de Monterrey e a equipe da ITR.
Existe uma correlação grande entre o tema que abordei e o visto no case da ITR.
Vemos que organizações com desempenho extraordinário precisam ir além do “normal” ou da “conformidade”.
Fundamental para garantir esse desempenho diferenciado é criar um ambiente onde as pessoas possam superar positivamente as expectativas.
Por este motivo, insistimos na importân
cia de trabalhar os Pontos Fortes das pessoas, que para nós é a soma de talentos, ou seja capacidades naturais somando o que pode ser aprendido, conhecimentos, habilidades,e experiências.
O que buscamos é identificar e aproveitar de maneira plena o potencial existente em cada indivíduo.
Para identificar esse potencial usamos nosso Mapa de Talentos.
Sabemos que um desempenho diferenciado depende dos pontos fortes das pessoas.
Os líderes positivos buscam oportunidades de investir em cada individuo com quem trabalham.
Observam as interações com suas equipes como possibilidades de aumentar o potencial de cada membro, promovendo um clima de trabalho favorável, aumento de satisfação de trabalho, maior compromisso, melhor desempenho.
O importante é estabelecer um equilíbrio entre a valorização dos aspectos positivos que elevam o desempenho dos indivíduos e de sua equipe, e a atenção necessária aos problemas, e manutenção dos padrões de eficácia já conquistados.
Os pontos fortes das pessoas manifestados nas posições adequadas são nosso maior ativo.
Nosso conceito de talentos busca identificar as capacidades naturais das pessoas.
Por este motivo afirmamos que quando as pessoas têm a oportunidade de utilizar seus talentos nas posições que ocupam conseguem brilhar e ir além do “normal”.
Hugo Nisembaum | Consultor nas áreas de Identificação e Gestão de Talentos, Desenvolvimento Gerencial, e Educação Corporativa, Hugo Nisembaum é formado em Ciências do Comportamento e Mestre em Desenvolvimento Organizacional. Consultor das Lojas Salfer, no Programa de Mapeamentos de Talentos Individuais e Avaliação de Potenciais e elaboração dos planos de capacitação individuais e do grupo. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário