Por Miguel Nisembaum
Já é o 3º artigo em que esbarro nestes dias sobre motivação e produtividade, todos com base em pesquisas diferentes.
O interessante é que as pesquisas apesar de terem olhares diferentes trazem dados que realmente confirmam a relação entre esses dois fatores.
A primeira pesquisa feita pela WorldatWork que avaliou percepções e perspectivas de funcionários em cargos operacionais e gerenciais de todo o mundo sobre as empresas em que atuam.
Existe hoje uma queda de 9% do comprometimento com o empregador em relação a 2008, os números são mais alarmantes quando falamos dos profissionais de alto desempenho a queda foi de 25%.
A queda na confiança vem também do fato que 41% dos entrevistados acreditam que as medidas de redução de custos operacionais comprometeram a qualidade dos serviços e produtos.
Some-se a isto a falta de perspectiva clara na carreira o que vai muito além de Bônus ou salários congelados.
A segunda pesquisa feita pela Right Management já olha o outro lado da moeda, mais de 30 mil pessoas de 15 países, 100 do Brasil foram consultadas e o levantamento detectou que pessoas mais motivadas são 50% mais produtivas.
Outro artigo mostra uma pesquisa realizada pela Gallup que mostra 13% da força de trabalho está altamente comprometida com o trabalho e 20% está altamente descomprometida.
Como conclusão encontramos em comum alguns aspectos que influem na motivação de uma equipe e por conseqüência na produtividade:
1- Alinhamento de valores pessoais com a Cultura das Empresas
2-O líder como ator principal na motivação da equipe
3- Saber que Clientes que valorizam os produtos e serviços
4- Ter suas opiniões levadas em consideração pelos chefes diretos.
5- Ter uma visão clara do que esperam de mim .
6-Ter uma visão clara de que contribuições posso trazer para a empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário