segunda-feira, 29 de junho de 2009

XI CONPARH 2009 Um congresso de conteúdo Sustentável e Consistente



O XI Congresso Paranaense de Recursos Humanos abordou várias facetas deste termo tão em voga mas muitas vezes apresentado de maneira pouco consistente.
Chegando no congresso me chamou muito a atenção a Arena Social – uma área totalmente construída em material reciclável ou biodegradável onde empresas apresentaram suas iniciativas de responsabilidade social em áreas de atuação diversas desde erradicação da fome até questões de qualidade de vida, saúde e educação.
O mais interessante é que tudo foi apresentado num ambiente mais intimista onde o sentimento era de real troca de experiências.
José Ernesto Bologna do instituto Ethos apresentou de forma informal e clara que um modelo que contemple a sustentabilidade em todos os seus eixos, ambiental, econômico, social e humano precisa se estabelecer, substituindo um modelo imediatista com bases frágeis.
Hugo Nisembaum diretor da Mapa de Talentos se concentrou no eixo Humano da sustentabilidade apresentando uma nova abordagem em gestão de pessoas onde através da identificação e da aplicação dos seus pontos fortes possam contribuir e encontrar significado em sua atuação no dia a dia das organizações.
Como saldo geral do evento ficou claro que as organizações precisam, e algumas já estão , transcendendo de programas de sustentabilidade com ênfase nos aspectos de Marketing, para uma real mudança onde esses novos valores estão presentes como parte do seu core business.

Nenhum comentário: