terça-feira, 7 de julho de 2009

Talentos : É tempo de mostrar a diferença!


Quando uma palavra passa a ser a palavra do momento, inevitavelmente acontece que a ela são dados tantos significados diferentes que se instala uma confusão quanto às implicações, as propostas e ações que são sugeridas em nome dela.

É o que esta acontecendo com o termo Talento.
Uns entendem que talentos são aqueles nos quais foram identificados altos potenciais. Ou seja, trata-se de um grupo especial, a elite da empresa que deve ser cuidada e tratada de forma diferenciada.
Esta abordagem pressupõe que talentos são dons especiais, que somente este grupo em particular possui.

O preocupante é que ela estabelece uma diferenciação entre os que têm talentos e os que não têm.

Para nós, talentos têm outra conotação. São capacidades naturais do indivíduo.

São comportamentos, sentimentos e pensamentos freqüentes na pessoa que podem ser utilizados de forma produtiva.

Exemplificando: empatia, pro atividade, espírito de competição, são talentos difíceis de “aprender”, duráveis nas pessoas que os possuem e que podem ser transferidos para as diversas posições que estas venham a ocupar.

Se você tem a necessidade de se medir, de competir, certamente terá condições de desempenhar-se melhor em posições onde esse talento é exigido, por exemplo, em vendas.

Se tiver a capacidade de montar cenários, de se fazer perguntas e montar planos de ação com diversas alternativas, estará utilizando o seu pensamento estratégico.

Devemos juntar a esses talentos, os conhecimentos, habilidades e experiências necessários para que realmente possam impactar o desempenho.

É por isso que afirmamos que talento descreve o potencial, mas ainda não o desempenho.

Preferimos estabelecer uma relação mais precisa entre os talentos e o potencial para produzir um desempenho diferenciado numa determinada posição.


Buscamos identificar e fazer a gestão de talentos pelos seguintes motivos:

— Diferenciar o que é natural nas pessoas, e o que podemos ensinar ou adquirir
( Habilidades,Conhecimento e Experiência).
— Conhecer a pessoa e o seu potencial.
— Promover a manifestação desse potencial.
— Trabalhar para construir os Pontos Fortes.

Entendemos que os Pontos Fortes são a soma de Talentos, Conhecimentos, Habilidades e Experiências de uma pessoa.

Identificar os pontos fortes de um indivíduo e como eles podem contribuir para um desempenho diferenciado tornou-se indispensável, só assim promoveremos a manifestação deste potencial em uma posição adequada.

Nossa metodologia tem base na Psicologia Positiva.

O que buscamos é apontar aquelas capacidades que impactam positivamente o desempenho de uma pessoa, ou seja, o nosso foco é no que funciona.

Conhecendo quais são os objetivos da pessoa, como pensa e como se relaciona, podemos saber de forma bastante precisa quem ela é.

Nosso intuito não é rotular mas sim orientar as pessoas na aplicação de seus pontos fortes e como complementá-los com os pontos fortes de sua equipe de trabalho.

Já que o grande desafio de todas as empresas é potencializar o capital humano, um processo de identificação e gestão de talentos pode e deve atingir todos os níveis da organização.

Nenhum comentário: