segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

95 % dos cargos-chave das empresas têm as pessoas certas?

por Hugo Nisembaum

O Pão de Açúcar recentemente (Exame dezembro 2010) fez uma reformulação nos principais cargos-chave por orientação de Jim Collins. A recomendação dada após o encontro realizado por ele foi à seguinte: “Certifiquem-se que pelo menos 95 % dos cargos-chave da empresa tenham as pessoas certas”.

Esta recomendação já ficou muito clara no seu livro “Empresas feitas para Vencer” onde ele afirma que é mais importante saber “quem viaja com você no seu ônibus para ter certeza que poderá executar a estratégia traçada.”

O presidente do grupo Enéas Pestana fez uma afirmação com a qual estamos plenamente de acordo: “Percebemos que valores e personalidade são as questões mais importantes. Os macetes do cargo se aprendem mais facilmente”.

Nos trabalhamos na identificação e gestão de talentos que definimos como comportamentos, pensamentos, sentimentos freqüentes nas pessoas que podem ser aplicados produtivamente.

Neles estão contemplados os valores e traços de caráter da pessoa, que a acompanham nos diferentes desafios que poderá assumir na empresa.

Costumamos dizer que os talentos “nos perseguem”, e que possuem a condição de ser transferíveis de uma posição a outra.

Já o conhecimento, as habilidades e experiências podem ser adquiridos.

A nossa definição do Ponto Forte (Talentos+Conhecimentos+Habilidades+Experiências) aponta isso de maneira precisa: separando o que pode ser aprendido do que é capacidade natural da pessoa.

Na busca de um gerente de vendas para um mercado extremamente concorrido, é para nós muito mais relevantes verificar se o nosso candidato possui o talento da competição, que normalmente já faz parte do seu histórico (foi competitivo no esporte, na escola). O conhecimento do mercado no qual precisará trabalhar poderá ser aprendido.

Por isso afirmamos que ao selecionar alguém, selecione pelo talento, virtude, valores... não apenas pela experiência, inteligência ou determinação. 

Um comentário:

Carlito disse...

Oportuno. Acredito no Ponto Forte, proposto pelo Hugo, como a grande ferramenta para alcançar o Melhor Lucro, além do lucro financeiro. Onde o respeito ao Talento Individual é o caminho para aliar trabalho e prazer.