quarta-feira, 17 de julho de 2013

O Homem evoluiu para imaginar e realizar o futuro – Um resumo do Terceiro Congresso Mundial de Psicologia Positiva.




por Miguel Nisembaum

O Homem é o único ser vivo que realiza as coisas com base na sua perspectiva de futuro.
Animais podem desenvolver laços e capacidade de raciocínio e outras capacidades mentais surpreendentes porem a capacidade de desenvolver uma visão de futuro é humana.

Muito mais do que o simples aspecto de sobrevivência na base da famosa pirâmide de Maslow o homem busca  a Auto-realização e dentro dela claro está a busca por significado tema do excelente livro de Victor Frankl – “Man’s search for meaning”.

No estado de crise e constante alerta e tensão em que o mundo se encontra certamente não é a visão pessimista que faz com nos levantemos de manhã para enfrentar um ambiente hostil e incerto. Aspectos como esperança e otimismo alimentam a busca pelo bem-estar, e isto é o que consciente ou inconscientemente  nos impulsiona,  seja você um pescador em Quixeramobim, um executivo em São Paulo, ou um aborigene na Austrália.


Discutir estes  temas com forte embasamento em pesquisa científica é o que levou 1500 pessoas , desde empreendedores, pesquisadores, empresários, pedagogos, médicos, músicos a Los Angeles de 27 a 30 de Junho.


É realmente impressionante  ver temas tratados por Sócrates, Aristóteles, e tantos outros filósofos e pensadores  e até conceitos da sabedoria popular, coisas que nossos avós diziam, sendo comprovados em pesquisas sérias com um enorme volume de dados globais.


E o aspecto que penso ser  “o pulo do gato” é que toda a teoria é altamente aplicável e replicável através de uma série de metodologias extremamente pragmáticas e que já comprovadamente trazem ótimos resultados.


Vou dar alguns exemplos do que vi de empresas que aplicam esse tipo de abordagem e o impacto em resultados mensuráveis  o famoso e as vezes temido ROI.


Humana - Uma empresa de seguros de sáude que resolve mudar sua abordagem até no seu slogan . Humana – Health and Wellness . Seu foco é hoje proporcionar de fato condições e ferramentas para que seus segurados possam trabalhar muito mais nos aspectos preventivos, e elementos que contribuem para uma recuperação mais rápida.


Um dado interessante sobre proporcionar emoções positivas e saúde em pesquisa realizada pela UCLA sobre o impacto de emoções positivas no genoma humano , mapeando 20.000 indíviduos, 200 genes que estão associados a manifestação de doenças cardiovasculares, câncer, inflamação foram influenciados positivamente.


O método para mensurar o bem-estar dos seus empregados e das empresas que  contratam seus serviços inclui dimensões que vão além das tradicionais medições físicas e de absenteímo ou número de consultas em um mês.


 Sua escala de bem-estar inclui medidas de saúde( física, mental, espiritual), segurança (financeira,pessoal, ambiental), se sentir parte (sociabilidade, vida em comunidade,  e em família), e finalmente medir seu senso de propósito ou significado.


Joie de Vivre – Uma cadeia de hotéis boutique que pretende proporcionar experiências que façam com que seus hóspedes se sintam em seu melhor momento. Não é só conforto , ou bom serviço é buscar real identificação com o cliente.  Para seus colaboradores não só que estes se identificam com a cultura e estejam comprometidos , mas que realmente encontram significado naquilo que fazem.


Google- Já  é conhecido pelo pouco usual e criativo método de contratação. O que me chamou a atenção é que as pessoas não são contratadas para uma função específica senão pela contribuição que podem trazer. Ou seja isto permite com que o indivíduo realmente encontre onde pode contribuir com suas capacidades naturais, conhecimentos, interesses e experiências e como consequência possa fluir no trabalho e entregar resultados surpreendentes.


Um modelo de negócio que visa o bem-estar  em todas as dimensões ( humana, financeira, social, ambiental) tem se mostrado sustentável e transformador .


É bacana ver que estes temas estão saindo da esfera marginal de apenas transmitir uma boa imagem perante aos clientes, colaboradores, investidores e outros stakeholders  e entrando na essência dos modelos de negócio.


Pra encerrar a reflexão deixo com vocês com uma frase de Albert Einstein.


“A diferença entre passado, presente e futuro é somente uma teimosa e persistente ilusão” – Albert Einstein.

Sejamos ousados e vamos permitir e trabalhar para que esse bem-estar  se manifeste não no futuro mas agora.








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