segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Liderança Autêntica: o desafio de liderar sendo você mesmo.




por Hugo Nisembaum


Em maio 2013 organizamos com Alexandre Garrett editor da Revista Gestão & RH a I Conferencia Ibero Americana de Liderança.

O tema central: Liderança Autêntica.

O nosso objetivo principal: apresentar uma abordagem que promova e permita as pessoas serem quem elas são.

A maioria dos modelos ou “receitas” de liderança que de alguma forma ou de outra nos convidam a seguir caminhos que outros –gurus, executivos de sucesso, autores de best-sellers- recomendam.

Estas receitas dificilmente resultam em “sucesso real”. O preço que temos que pagar por tentar assumir um perfil que não é o nosso é grande. Pagamos com stress, insatisfação, e doença, só por mencionar alguns dos itens dessa conta.

A Liderança Autêntica tem como base uma nova abordagem da psicologia que busca promover o bem estar, a Psicologia Positiva.

Esta abordagem  se nutre dos ensinamentos dos antigos filósofos gregos, que de longa data nos recomendaram dois preceitos, um muito conhecido, “Conhece-te a ti mesmo”.

E o segundo, esquecido ou pouco mencionado: “Aceite-se”. Ou seja, não tente ser quem você não é.

Steve Jobs resume esse segundo preceito de maneira brilhante no seu famoso  discurso na Stanford University. “Seu tempo é limitado, não o perca vivendo a vida de outro”.

Podemos aprender da experiência dos outros, porém não seremos bem sucedidos negando quem somos principalmente se pensarmos em sucesso sustentável.

“A maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente, consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser.” Sócrates.

Tudo isto deixa claro que a Liderança Autêntica não pretende trazer mais um “modelo das 10 (ou 11) competências que os lideres de esta ou daquela organização precisam ter!!

Para fundamentar ainda mais esta abordagem, vale a pena mencionar um trabalho recente publicado na Harvard Business Review com base no livro “The Incomplete Leader” de Deborah Ancona, Thomas W. Malone,  Wanda J. Orlikowski, and Peter M. Senge que confirma as pesquisas realizadas por mais de 1000 estudos buscando estilos definitivos, competências, ou perfis ideais.

Eles identificaram 4 principais capacidades nos lideres:

·         Visão.
·         Contextualização.
·         Inovação.
·         Relacionamento.

Dificilmente encontraremos as 4 na mesma pessoa.

Se analisarmos de perto, quais você diria que foram as 2 capacidades com as quais Steve Jobs se destacou?

A autenticidade se sente. É algo visceral. A sua manifestação faz com que a nossa credibilidade aumente.
Os lideres autênticos estimulam a autenticidade nos outros. Há um verdadeiro cansaço de brincar no “faz de conta”.


A autenticidade é contagiosa. Convida a que aumentemos o nosso nível de engajamento.


Por ultimo, podemos afirmar que a autenticidade é um esporte individual, a prestação de contas final é com você mesmo.

Se você quer obter o melhor de alguém, deve olhar para o que existe de melhor nele.

E se quer obter o melhor de você, concentre-se principalmente nos seu Pontos Fortes, aquelas capacidades que o destacam. Aquelas capacidades que com certeza promovem a manifestação de quem você é.

 






 

Nenhum comentário: