quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Uma nova abordagem em Gestão de Talentos

Inauguramos um novo espaço e uma nova abordagem na
discussão de Gestão de Talentos:


Talento é aquela capacidade individual para atingir resultados superiores e diferenciados numa determinada organização.

Ele se caracteriza por sentimentos, pensamentos e comportamentos que são naturais da pessoa e podem ser aplicados produtivamente.

A Identificação e Gestão de Talento ganharam destaque, já que atrair, reter e desenvolver
talentos numa organização passou a ter importância estratégica.
Como vemos, não basta afirmar que as pessoas são o “nosso maior ativo”, as “pessoas certas no lugar certo” é que realmente são.

Assim, identificar os diferentes e as diferenças entre eles e o que podem aportar de desempenho diferenciado é fundamental.

Propomos uma mudança de paradigma essencial para a Gestão de Talentos:

Interessa-nos conhecer e diferenciar os talentos naturais da pessoa daquelas coisas que ele ou ela pode aprender ao longo da estrada.
Nós, do Mapa de Talentos entendemos assim os novos desafios para a Gestão de Pessoas:


  • Sair de modelos pré-concebidos e ideais de sucesso
  • Trabalhar e respeitar os diferentes e as diferenças, que é verdadeiramente a melhor forma de valorizar a diversidade.
  • Buscar a excelência e não apenas “ajustar as pessoas ao modelo pré-concebido”, o que contribui principalmente para a mediocridade.
  • Trabalhar com base no mundo real, com fundamentos de pesquisa de campo.
  • Promover o capital humano permitindo a cada um conhecer e explorar o seu potencial e os seus talentos.
  • Compreender o que é inerente à pessoa, o que é talento do que é possível aprender.
  • Estimular o auto-conhecimento e a evolução do ser humano.
  • Promover uma cultura de fortalezas impactando o desempenho de todos. “Não importa o tipo de empresa, o único modo de gerar lucros duradouros é começar pela formação de um ambiente de trabalho que atraia, focalize e mantenha empregados talentosos”.
Fundamentamos o nosso trabalho nos princípios da Psicologia Positiva.

Psicologia Positiva é um marco de referencia ou paradigma que apresenta uma abordagem da psicologia a partir da perspectiva do funcionamento bem sucedido e saudável da vida.

Uma rápida comparação entre a psicologia tradicional e a positiva é a seguinte: em quanto a primeira se ocupa prioritariamente em remover ou identificar disfunções, a segunda foca em manter ou aprimorar funcionamentos bem sucedidos.

Assim sendo, a linguagem para a identificação dos talentos explica os pontos fortes que vemos em nos mesmos e nos outros.

Ela é precisa, capaz de diferenciar uma pessoa da outra. Ajuda a explicar as Fortalezas e não as fraquezas. As empresas que adotaram uma estratégia de aquisição e gestão de talentos tem apontado um aumento da performance geral da empresa.

O grande diferencial de nossa abordagem é o respeito fundamental ao ser humano, promovendo o que ele tem de melhor.

O nosso Blog têm como principal objetivo promover o foco nos pontos fortes das pessoas, trabalhar nas suas virtudes, e potencializar o desenvolvimento trabalhando a favor do que as pessoas já têm de melhor.

Perdeu-se muito tempo em consertar os pontos fracos ou também conhecidos como defeitos, seja através de treinamentos com resultados duvidosos. Em outras circunstâncias,a própria pessoa gasta energia nesses pontos fracos para chegar a um ponto médio, e médio é medíocre. O que propomos é que cada um brilhe com os talentos naturais que possui e complemente esses talentos com os conhecimentos, habilidades e experiências de formar a realmente se destacar na posição que ocupa ou venha ocupar.

Essa proposta permite também desenvolver um processo de aprendizagem adequado as reais necessidades da pessoa, o que fortalece o seu auto-desenvolvimento.

Pesquisas recentes mostram o alto grau de insatisfação em executivos dos mais diversos setores por não estarem utilizando o que de melhor possuem como capacidades.

Queremos compartilhar conhecimentos, experiências, questões relevantes que promovam o Desenvolvimento do Ser Humano para um Sucesso realmente Sustentável.





Nenhum comentário: