por Miguel Nisembaum
Hoje me deparei com uma notícia assustadora,
64,2%* das organizações não têm programas sistemáticos para identificar
líderes.
Ainda
assim é comum ouvirmos que existe uma preocupação grande com planos de sucessão
e retenção de talentos.
A busca por cargos melhores e mais elevados tem
estimulado os jovens profissionais a permanecerem no mesmo emprego por até dois
anos 78%** dos entrevistados em uma pesquisa recente pretendem trocar de
empresas se não forem promovidos no período citado.
Não podemos definitivamente só culpar questões
relacionadas à geração ou falta de comprometimento, ou até falta de mão de obra
qualificada.
Essas questões existem e de fato não temos muito
controle sobre elas acontecendo fora da organização.
Porem muito pode ser feito dentro da organização
para reduzir o impacto delas e ganhar com engajamento dos colaboradores e
consequentemente em produtividade e inovação.
1- Conheça o potencial e interesses de seus
colaboradores:
Existe um ponto crucial que é fazer com que os
gestores tenham metodologia para conhecer o potencial e interesses dos
colaboradores e criar espaço para que estes manifestem seu potencial
plenamente.
2- Estabeleça expectativas claras:
Deixe claro o que se espera dos colaboradores e equipe não só do
ponto de vista tarefas e processos, mas também de que desafios a empresa e cada
setor precisam responder.
Procure estimular a abertura para que os colaboradores digam quais
são as suas expectativas em relação ao melhor aproveitamento do seu potencial e
crescimento na organização.
3- Estabeleça Planos de Desenvolvimento
Individual:
Leve em consideração os interesses,
potenciais e expectativas levantados nas etapas anteriores.
Defina que conhecimentos, habilidades e
experiências podem alavancar o potencial do colaborador.
Você pode incluir uma série de ferramentas
desde cursos presenciais e e-learning, mentoring,
ou até estabelecer um redesenho do trabalho
do individuo.
4- Promova com base nos pontos fortes e
capacidade de adaptação a novas situações:
Quando falamos de assumir novos desafios ou
mudanças muitas vezes não temos os conhecimentos, habilidades ou experiências
necessárias para assumir os novos desafios ou precisamos adquirir ao longo do
processo, porem quando falamos de capacidades naturais ou Talentos estes são os
principais drivers que indicam se o indivíduo esta pronto para mudança.
Ou seja, deveríamos considerar todos os
elementos acima somados aos indicadores de desempenho do candidato.
Conclusão:
Estabelecer um processo contínuo de
identificação e gestão do potencial dos colaboradores contribui para que a
organização tenha maior prontidão em responder desafios atuais e preparar-se
para aqueles que virão.
* Pesquisa realizada pela Robert Half
** Pesquisa realizada pela Page Personnel.
Um comentário:
Caro Miguel, estes simples 4 passos, até são implantados. Mas ficam no papel. Que falta liderança é patente, este índice '64,2%* das organizações não têm programas sistemáticos para identificar líderes' me parece esntranho. Então, ou as pessoas encarregadas de colocar em prática o plano não conhecem os principios ou tem medo de 'julgar' e serem julgadas. Abraços, Jose Ricardo.
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