Artigo adaptado do Positive Psychology News por Miguel Nisembaum
Aristóteles define
virtude como a excelência da alma humana.
Mas será que é
possível encontrar virtude na alma de um negócio ou organização?
Kim Cameron e Bradley
Winn, pesquisadores da Psicologia Positiva aplicada as organizações afirmam que
a virtude nas organizações se apresenta em manifestações coletivas de
excelência.
A virtuosidade se relaciona
com a soma de virtudes agindo de forma combinada, se manifestando através de
comportamentos, processos e rotinas no ambiente organizacional.
Uma organização
virtuosa mantém processos e práticas que apóiam a manifestação de
comportamentos virtuosos de seus colaboradores. Estes se comportam de maneira
consistente inspirando o melhor da condição humana.
Mas afinal, que
resultados práticos têm uma organização que concentra a energia na manifestação
das virtudes ou pontos fortes de seus colaboradores?
Existem algumas
pesquisas relatadas no Oxford Hanbook for
Positive Organizations que constaram que:
1-
Em
empresas passando por reformulações ou dificuldades, existe uma relação
estatística entre a aplicação de virtudes e aumento da produtividade,
qualidade, engajamento e por conseqüência lucro. A pesquisa indica que
virtuosidade ajuda as empresas a reduzirem menos seus quadros e se recuperarem
apesar das dificuldades.
2-
Organizações
financeiras que prezam práticas virtuosas como parte de sua cultura e
estratégia tendem a ter resultados financeiros positivos.
3-
No setor
de saúde, setores de hospitais que trabalharam melhor as virtudes que outros
tiveram resultados melhores.
Ou seja, as pesquisas indicam
que existe uma relação entre sucesso e manifestação dos pontos fortes e
virtudes dos colaboradores, mas há ainda muito a descobrir.
Ficam as perguntas:
Sua organização preza a
manifestação do que seus colaboradores têm de melhor?
Se sim, consegue enxergar o
impacto disso nos resultados?
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