segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Buscando objetivos maiores? Então mire além deles!



por Miguel Nisembaum

Aplicar nossos pontos fortes no dia a dia é muito importante, nos deixa energizados, entusiasmados.

Essa satisfação e energia crescerão significativamente se você definir objetivos a médio/ longo prazo.

Mas para isso é preciso algumas mudanças na direção do olhar.

A tendência natural é mirar pra frente, e graças a isso temos o imediatismo, pouco espaço pra inovação e por que não pra crescimento.

Mesmo que você use seus pontos fortes de forma fácil e freqüente, pensando somente em curto prazo em algum momento seu entusiasmo cairá.

Imagine um arqueiro que precisa atingir um alvo a 90 metros de distância, se ele atirar sem inclinar o arco para cima, a flecha perderá força e cairá antes de chegar ao alvo.

Por isso a essa distância é necessário encontrar o ângulo correto e apontar a flecha para cima, ela fará uma parábola e finalmente atingirá o alvo. 

Outro dia buscando material pra postar no blog encontrei  este vídeo de Viktor Frankl argumentando por que é importante acreditar no potencial positivo do ser humano. Ele fez uma figura muito interessante.

Aos 67 anos ele começou a ter aulas de pilotagem e seu instrutor comentava que para aterrissar num determinado ponto ( em caso de vento lateral) era preciso fazer uma trajetória em parábola. Caso o avião seguisse a trajetória em linha reta pousaria num ponto abaixo do desejado.

É Como aparece na figura abaixo. 


Para que o melhor de cada um possa despertar é importante apontar objetivos maiores, traçar uma trajetória em parábola. 

Se você seguir  numa trajetória linear provavelmente irá aterrissar em um ponto abaixo do planejado.

Portanto desafie-se, pense na manifestação máxima dos seus pontos fortes e vá a cada passo direcionando a aplicação deles aos objetivos definidos e quando menos espera terá atingido o alvo.



Nenhum comentário: