terça-feira, 15 de maio de 2012

Por que as empresas precisam da Psicologia Positiva?


Artigo de Orin Davis do Site Positive Psychology News traduzido e adaptado por Miguel Nisembaum
Para que uma empresa seja bem sucedida , os colaboradores precisam ser criativos, proativos e estimulados a fazer um bom trabalho.
Funcionários precisam ser eficazes em suas colaborações, e eficientes na produção, e se sentirem valorizados pela companhia como contribuidores dos resultados finais.
É mais provável que muitos que leem a descrição acima desejem que isso fosse verdade em suas organizações.
Existem muitas formas em que a psicologia positiva pode ser aplicada para se chegar a esse cenário. Aqui vão alguns pontos a serem considerados.
§  Excelência no trabalho: Promover um trabalho de qualidade, socialmente responsável, e que traga significado a quem o faz.
 

§  Seleção de Pessoas: Escolher e alocar as pessoas de modo a aproveitar seus pontos fortes nas posições corretas.
 

§  Estimular o engajamento: Promover experiências positivas, autoeficácia, e adequação as atividades que realiza.
 

§  Mentoring: Cultivar os talentos dos seus colaboradores.
 

§  Peformance da Equipe : Estimular o trabalho em equipe, ao invés de uma associação de indivíduos.
 

§  Criatividade e inovação: Encontrar formas de produzir com mais criatividade.

Com as demandas crescentes no ambiente de trabalho e mais necessidade de trabalho baseado em conhecimento, inovação e criatividade, as organizações precisam encontrar formas que permitam seus colaboradores serem e fazerem o seu melhor. Pelo fato da Psicologia Positiva concentrar-se em fazer com as pessoas prosperem, é uma abordagem relevante que contribui para o sucesso sustentável da organização e dos indivíduos.

A psicologia positiva pode mostrar aos gestores como identificar e potencializar os pontos fortes de seus colaboradores. Também pode guiar políticas da empresa e permitir com o que os colaboradores possam dar suas melhores contribuições.

Por isso é uma abordagem que pode representar um salto quântico em produtividade e promover não só o bem-estar dos indivíduos como criar espaço para inovação e criatividade.

2 comentários:

britojc9 disse...

Acredito que reforçar os pontos positivos seja de extrema importância para valorizar e motivar o profissional.No entanto não consigo visualizar como trabalhar somente com a Psicologia Positiva, sabendo que em alguns casos precisamos lidar, por exemplo, com um aspecto comportamental da pessoa, o qual compromete todos os pontos fortes apresentados e valorizados pela liderança.Nesse momento saber dar "feedback" e o colaborador estar preparado para receber esse "feedback" será fundamental para o processo de melhoria contínua a qual contribuirá para aumentar os pontos fortes do colaborador.
Um abraço!

Mapa de Talentos disse...

Em primeiro lugar, agradecemos o seu comentário já que nos permite esclarecer a crença de que a Psicologia Positiva só trabalha com um lado da moeda.

O Marcel Losada, um pesquisador brasileiro que mora nos USA e que trabalha com a Psicologia Positiva por meio de estudos estabeleceu uma razão, hoje conhecida como Razão Losada, e ela nos diz que para que uma boa comunicação aconteça e o feedback possa ser incorporado precisamos apontar pelo menos 3 aspectos positivos ao aspecto negativo que queremos e devemos apontar.

Justamente as equipes de alta performance usam essa razão para promover uma comunicação transparente e produtiva.

Um abraço!