Artigo de Orin Davis do Site Positive Psychology News
traduzido e adaptado por Miguel Nisembaum
Para que uma empresa seja bem sucedida , os colaboradores precisam ser
criativos, proativos e estimulados a fazer um bom trabalho.
Funcionários precisam ser eficazes em suas colaborações, e eficientes na
produção, e se sentirem valorizados pela companhia como contribuidores dos
resultados finais.
É mais provável que muitos que leem a descrição acima desejem que isso fosse
verdade em suas organizações.
Existem muitas formas em que a psicologia positiva pode ser aplicada
para se chegar a esse cenário. Aqui vão alguns pontos a serem considerados.
§ Excelência no trabalho: Promover um trabalho de qualidade, socialmente
responsável, e que traga significado a quem o faz.
§ Seleção de Pessoas: Escolher e alocar as pessoas de
modo a aproveitar seus pontos fortes nas posições corretas.
§ Estimular o engajamento: Promover experiências positivas, autoeficácia,
e adequação as atividades que realiza.
§ Mentoring: Cultivar os talentos dos seus
colaboradores.
§ Peformance da Equipe : Estimular o trabalho em equipe, ao
invés de uma associação de indivíduos.
§ Criatividade e inovação: Encontrar formas de produzir com
mais criatividade.
Com as
demandas crescentes no ambiente de trabalho e mais necessidade de trabalho
baseado em conhecimento, inovação e criatividade, as organizações precisam
encontrar formas que permitam seus colaboradores serem e fazerem o seu melhor.
Pelo fato da Psicologia Positiva concentrar-se em fazer com as pessoas
prosperem, é uma abordagem relevante que contribui para o sucesso sustentável da
organização e dos indivíduos.
A psicologia
positiva pode mostrar aos gestores como identificar e potencializar os pontos
fortes de seus colaboradores. Também pode guiar políticas da empresa e permitir
com o que os colaboradores possam dar suas melhores contribuições.
Por isso é
uma abordagem que pode representar um salto quântico em produtividade e promover
não só o bem-estar dos indivíduos como criar espaço para inovação e
criatividade.
2 comentários:
Acredito que reforçar os pontos positivos seja de extrema importância para valorizar e motivar o profissional.No entanto não consigo visualizar como trabalhar somente com a Psicologia Positiva, sabendo que em alguns casos precisamos lidar, por exemplo, com um aspecto comportamental da pessoa, o qual compromete todos os pontos fortes apresentados e valorizados pela liderança.Nesse momento saber dar "feedback" e o colaborador estar preparado para receber esse "feedback" será fundamental para o processo de melhoria contínua a qual contribuirá para aumentar os pontos fortes do colaborador.
Um abraço!
Em primeiro lugar, agradecemos o seu comentário já que nos permite esclarecer a crença de que a Psicologia Positiva só trabalha com um lado da moeda.
O Marcel Losada, um pesquisador brasileiro que mora nos USA e que trabalha com a Psicologia Positiva por meio de estudos estabeleceu uma razão, hoje conhecida como Razão Losada, e ela nos diz que para que uma boa comunicação aconteça e o feedback possa ser incorporado precisamos apontar pelo menos 3 aspectos positivos ao aspecto negativo que queremos e devemos apontar.
Justamente as equipes de alta performance usam essa razão para promover uma comunicação transparente e produtiva.
Um abraço!
Postar um comentário